Aos 53 anos, morre Zéllus Machado em São Vicente


Fonte:
Créditos: Reprodução/Internet
Artista será enterrado no cemitério do Paquetá


Zéllus Machado, como era conhecido o artista José Luiz de Paula Machado Filho, morreu, aos 53 anos, em São Vicente.  Com uma carreira que ultrapassa ao menos três décadas, trabalhou durante muito tempo como contador de histórias. Ele se definia, ainda, como cantor, compositor, poeta e ator. Tornou-se uma personalidade conhecida na região por meio de uma atuação contestatória, principalmente no meio cultural e no movimento ambiental.  A causa da morte não foi informada.

O velório de Zéllus ocorreu na Beneficência Portuguesa de Santos durante toda a manhã e parte da tarde. No cemitério do Paquetá, parentes e amigos deram o último adeus ao corpo do cantor.


Carreira
Conheceu grande parte do Brasil e explorou regiões do globo, como a Europa. Realizou trabalhos nos Estados de Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte (onde participou uma passeata ao lado de Lucélia Santos, em Natal), Pernambuco, Piauí, Maranhão, Acre (lá conheceu Chico Mendes e Marina Silva – de quem se tornou amigo), e outros locais. Tudo isso fez parte de algo que ele denominava jornada cigana.

Em Santos, quando jovem, estudou no Colégio Santista e depois no Primo Ferreira. Os primeiros passos foram na poesia, escrevendo textos para uma publicação da região. Entrou no conservatório para aprender música clássica, e de lá foi fazer violão popular. Em seguida, não parou mais ao querer explorar todos os tipos de arte. Cursou um ano da graduação de História, mas brincava ser formado na ESTA (Escola Superior de Teatro Ambulante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário